top of page

CURADORIA

O título desta bienal instala uma interrogação que remete à fricção central da cultura democrática contemporânea: a participação da sociedade desde o conceito de diferença entendida como multiplicidade e não como separação, tal como o expressou Denise Ferreira da Silva. 

Toma também como ponto de partida as perguntas que propôs a teórica Nelly Richard em seu livro Masculino / Femenino (1993),  feitas no contexto latino-americano das transições democráticas. As suas interrogações remetem ao lugar social do feminino, suas construções, suas incompatibilidades e o salto sobre as lógicas binárias excludentes. As perguntas têm plena vigência. Particularmente no momento em que o feminino retoma agendas não realizadas desde os anos sessenta, recupera os questionamentos dos noventa e amplia suas urgências como consequência das aumentadas violências contra as mulheres e os coletivos LGBTTQ+; o aumento da pobreza e dos sistemas de exclusão e discriminação; a observação crítica e atenta dos programas que atacam os recursos naturais do planeta.

A bienal propõe elaborar um contrato sensível, uma zona de intercâmbios de visualidades, ações e afetos que permita confirmar a riqueza da vida democrática sem eludir sua complexidade.

statement

ESTAÇÕES

Experiêncis
#1
#2
#3
#4
#5

Destaca a relevância da criatividade para friccionar limites e condicionamentos.

Inspira-se, nesse sentido, em uma frase poética de Carolina Maria de Jesus, camponesa, poeta e cronista afro-brasileira, que abriu interstícios entre o trabalho e o cuidado de seus filhos para escrever. Ela escrevia na riqueza da favela e apesar das limitações impostas por violências raciais (pós)coloniais. Escrevia “Até passar a chuva”. As palavras e as imagens se depositaram em seus papéis desenhando territórios que apontam para uma liberdade possível. Porque a escrita explora os limites que as circunstâncias apontam sobre a linguagem. 

A essas condições da criação provavelmente aludia Clarice Lispector quando se referia à tarefa de sulcar impossibilidades: “Tudo o que sei não posso escrever”, escrevia, ao nomear o “luxo do silêncio”. Mais do que a obviedade dos sentidos, deslocados em um tempo no qual se veem reduzidos a lugares comuns, em uma comunicação plana, o diagrama expositivo da bienal aponta para a leitura atenta de uma comunidade interpretativa capaz de abordar um tecido de sensibilidades e discursos que admitem o dissenso como mola da argumentação e da deliberação. Porque, sabemos, é necessário dizer,  e explorar as diferentes maneiras de nomear para evitar as classificações uniformes.

Andrea Giunta
Curadora
Bienal 12, Porto Alegre

EQUIPE CURATORIAL

Agiunta_edited.jpg

ANDREA GRACIELA GIUNTA

Curadora Geral

Escritora, curadora e professora da Universidade de Buenos Aires, onde obteve seu doutorado. Ela é pesquisadora principal do CONICET, Argentina, e pesquisadora visitante da Universidade do Texas em Austin. É autora de vários livros sobre arte latino-americana, incluindo Avant-garde, Internationalism and Politics: Argentine Art in the Sixties (Durham: Duke University Press, 2007). Em 2018, ela publicou Feminismo y arte latinoamericano: Historias de artistas que emanciparon el cuerpo (Buenos Aires: Siglo XXI, 2018, a ser publicado pela University of California Press). Foi cocuradora de Radical Women: Latin American Art, 1960–1985 (2017–2018, Hammer Museum, em Los Angeles, Brooklyn Museum, em Nova York, e Pinacoteca de São Paulo).

Dorota_Briczel_-_Crédito_Vera_Mishurina_

DOROTA MARIA BICZEL

Curadora Assistente

(Polônia/EUA) é PhD pela Universidade do Texas em Austin e atualmente atua como professor assistente visitante em História da Arte na Universidade de Houston. Seus projetos de pesquisa, redação e curadoria concentram-se na arte latino-americana contemporânea vista no contexto global, particularmente nas interseções de experimentação material, prática social e política. Publicou artigos e ensaios em revistas acadêmicas como Caiana, Buildings & Landscapes, Art Journal, ARARA e alter / nativas e em catálogos de exposições. Foi curadora de Moving Mountains: Extractive Landscapes of Peru, no Centro de Artes Visuais da Universidade do Texas (2016), e cocuradora de cronologia de Teresa Burga’s Chronology: Reports, Diagrams, Intervals (2011, Württembergischer Kunstverein Stuttgart), entre outros projetos.

Fabiana_Lopes_-_Crédito_Kleber_Amâncio_e

FABIANA LOPES

Curadora Assistente

Curadora independente radicada em Nova York e São Paulo e doutoranda em Estudos de Performance pela New York University, onde é uma Corrigan Doctoral Fellow. Sua pesquisa está centrada na produção contemporânea de artistas da diáspora africana no Brasil e nas Américas. Seus textos foram publicados na Harper’s Bazaar Art, O Menelick 2o Ato, ARTE!Brasileiros, Contemporary And (C&) e em catálogos de exposições, entre os quais Rosana Paulino: Costura da Memória, Pinacoteca, São Paulo (2018), Lucia Laguna: Vizinhança, MASP, São Paulo (2018), Of Darkness and of Light, Minnette Vári, Johanesburgo (2016), e Territórios: Artistas Afrodescendentes no Acervo da Pinacoteca, Pinacoteca, São Paulo (2015).

Igor Simões - Crédito João Pedro Lima_ed

IGOR SIMÕES

Curador do programa educativo

Doutor em Artes Visuais-História, Teoria e crítica da Arte-PPGAV-UFRGS. Professor adjunto de História, Teoria e Crítica da arte e Metodologia e Prática do ensino da arte (UERGS). Membro do comitê de curadoria da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas-ANPAP, Membro do Núcleo Educativo UERGS-MARGS. Membro do comitê de acervo do Museu de Arte do RS-MARGS. Trabalha com as articulações entre exposição, montagem fílmica, histórias da arte e racialização na arte brasileira e visibilidade de sujeitos negros nas artes visuais. Autor da tese Montagem Fílmica e Exposição: Vozes Negras no Cubo Branco da Arte Brasileira. Membro do Flume-Grupo de Pesquisa em Educação e Artes Visuais.

EQUIPE COMPLETA

CURADORIA

CURADORIA GERAL

Andrea Graciela Giunta

CURADORES ADJUNTOS

Dorota Maria Biczel

Fabiana Lopes

Igor Moraes Simões 

PRODUÇÃO

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO EXECUTIVA
Carina Dias 

COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO EXECUTIVA

Adauany Zimovski

 

SUPERVISÃO

Carolina Grippa

PRODUTORAS

Fernanda Almeida 

Liege Ferreira 

Taís Cardoso 

ASSISTENTES 

Bruna Anele
Isabella Mendonça
Kailã Isaias
Laís Werneck 
Renata Signoretti 

DESIGN DAS EXPOSIÇÕES

Ceres Storchi

Laura Hagel

COLABORAÇÃO

Natan Arend

MONTAGEM 

COORDENAÇÃO

Alexandre Moreira

 

CENOTÉCNICO

FAKE Cenografia

 

PROJETO LUMINOTÉCNICO

André Domingues
Hamilton Leite
Maurício Moura

EQUIPAMENTOS

Images

LOGÍSTICA/TRANSPORTE

FINK Mobility

SEGURO

Affinité Corretora de Seguros

SEGURANÇA DO TRABALHO

Sergio Ussan

PROGRAMA EDUCATIVO

ASSISTENTE E PRODUTOR GERAL

Lucas Vilela Souza

COORDENADORA DE MEDIAÇÃO

Renata Sampaio

PRODUÇÃO

Katiana Ribeiro

PESQUISA DE CONTEÚDO ARTÍSTICO

Cristina Barros

PESQUISA DE MATERIAIS EDUCATIVOS

Carolina Mendoza

CÂMARA DE PROFESSORES

 

TITULARES

Cristina Barros

Ilana Peres Azevedo Machado

Juliana de Lima Veloso

Maria Margarita Santi de Kremer

Natalia Brock Reginato

Raquel Sampaio Alberti

Rejane Reckziegel Ledur

Renan Silva do Espirito Santo

Silvana Taquatia Ribeiro

Walter Karwatzki

SUPLENTES

Celi Teresinha Reinhardt

Claiton Gonçalves da Silva

Débora Stifelmann Sukster

Lenira Costa dos Santos

Mari Lucie da Silva Loreto

COMUNICAÇÃO

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Thais Leidens
Liege Heck

REDES SOCIAIS

Thais Leidens
Liege Heck

WEB DESGIN E VÍDEOS

EROICA conteúdo

CRIAÇÃO DO LOGOTIPO DA BIENAL 12

Márcia Valadão

FOTOGRAFIA

Thiéle Wiest

DESIGN

Néktar Design

GESTÃO DE PARCERIAS

COORDENAÇÃO

Roberta Manaa

ASSISTENTE DE MARKETING

Viviane Kuhn

CATÁLOGO

COORDENAÇÃO EDITORIAL

José Francisco Alves

DESIGN GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO

Néktar Design

ADMINISTRAÇÃO

COORDENAÇÃO GERAL

Volmir Luiz Gilioli

FINANCEIRO

Ana Carolina Verdun
Jéssica Tairine Rodrigues
Liverson Renan Quadros Souza
Luisa Schneider

AUDITORIA

Capital Auditores e Consultores Empresariais S/S

equipe
bottom of page